Conheça as tendências de 2012 em controle de acesso para edifícios.

 

Opções vão desde soluções móveis até cartões inteligentes e opções ligadas à sustentabilidade

Nos últimos anos, o mercado de controle de acesso tem se desenvolvido a passos largos. Quando o assunto é a segurança em prédios comerciais ou residenciais, todo o cuidado é pouco, e buscar as opções mais modernas para evitar intrusos e possíveis invasores, é a intenção de todos os clientes que buscam este tipo de serviço.

Aqueles que pensam em controle físico, quando falamos em controle de acesso estão um pouco atrasados. O mercado já oferece opções bem mais modernas e seguras. A diversidade de golpes, e a fragilidade da qualificação profissional de porteiros e vigilantes, fez com que o mercado desenvolvesse soluções que pudessem tornar mais independente a identificação de moradores e visitantes, em prédios comerciais e residenciais.

Os dados do indivíduo, que antes eram anotados por um profissional localizado na entrada do edifício, agora são checados através de cartões de identificação, e autenticação biométrica, recursos mais utilizados em controle de acesso. Com o passar dos anos, as soluções se tornam cada vez mais seguras, simples e flexíveis. E para saber o que teremos de novidade para este ano, fomos conversar com especialistas em segurança, para saber quais serão as tendências para 2012 em controle de acesso para edifícios.

Em primeiro lugar no ranking temos a mobilidade. O surgimento de tecnologias como Near Field Comunication (NFC) permitiu a passagem da tecnologia de controle de acesso para plataformas móveis, ou seja, os controles todos estarão em seu celular, smartphone, ou qualquer outro dispositivo. Isso significa o fim da necessidade do uso de chaves para desbloquear qualquer porta.

Os cartões inteligentes também não ficam fora da lista de novidades. Além de oferecerem muito mais praticidade e economia, a segurança também é um ponto de destaque. Como os cartões são usados para as mais diferentes aplicações, os modelos atuais já contam com diferentes recursos, como múltiplas camadas de segurança, autenticação de fatores, e biometria, recursos modernos e capazes de garantir a segurança completa dos dados do usuário.

Segundo especialistas em segurança, a convergência entre as soluções de acesso físico e lógico é uma das grandes tendências de 2012. O acesso físico representa abrir uma porta, por exemplo, e o acesso lógico poderia ser exemplificado pelo login de um computador. Unir estes dois exemplos em uma única plataforma, aumenta a capacidade dos produtos de segurança, e permite que estes produtos possam ser utilizados em diferentes aplicações, e por diversos perfis de clientes. Outro fator ressaltado pelos profissionais da área, é que a convergência diminui os custos, através da consolidação de tarefas, e abre novas oportunidades de mercado para o acesso lógico, tornando mais fácil e, portanto, financeiramente mais viável para pequenas e médias empresas.

Soluções ligadas ao pensamento de sustentabilidade também é uma forte tendência para este ano. Atualmente, as empresas demonstram uma grande preocupação com a responsabilidade ambiental, o que impulsiona o desenvolvimento de produtos e serviços que acompanhem esta ideologia. Os mais avançados sistemas de controle de acesso, impressoras de cartões e gestão de serviços de impressão ajudam a cumprir estes objetivos. O uso de energia é ainda mais simplificado através de projetos ecológicos, que envolvem soluções de controle de acesso flexíveis, que suportam múltiplas tecnologias e são compatíveis com sistemas anteriores, evitando desperdício e substituição.

Na lista de tendências para 2012 também estão o aumento da terceirização, o foco crescente em sistemas de acesso integrado, e a introdução de novas normas e legislação. O que caracteriza o aumento da terceirização é o fato de mais usuários estarem utilizando soluções de controle de acesso baseadas na web, proporcionadas por fornecedores de controle de acesso físico e TI . Esta tendência também se estende aos serviços de impressão de cartões, que são oferecidos via portais web, que de uma maneira simples e segura permite que os clientes carreguem e transfiram dados, fotos e outras informações, através da internet. Isto reduz o custo e a complexidade da manutenção.

No caso da legislação referente ao controle de acesso, os profissionais do setor aguardam mudanças, já que em muitos países, ela tem sido implementada com objetivo de aumentar a segurança. No Brasil, por exemplo, tivemos a regulamentação dos relógios de ponto, o REP (Relógio Eletrônico de Ponto), aprovada pelo governo e prevista para entrar em vigor no segundo trimestre do ano. O que indica uma tendência cada vez maior em termos de legislação para o setor.


Fonte: Revista da Segurança e Cia.

Publicado: 17/04/2012