Nova câmera de segurança com resfriamento interno suporta calor tropical.

 

A Axis Communications, líder em videomonitoramento em rede, desenvolveu três modelos de câmeras de rede Dome PTZ com resfriamento ativo integrado. O novo sistema reduz a temperatura do equipamento e evita maior desgaste das partes móveis, prolongando sua vida útil. Na prática, a exposição à luz do sol pode aumentar a temperatura da câmera em 15°C acima da temperatura ambiente.

Este problema é bastante comum no Brasil, já que algumas cidades brasileiras chegam a registrar 45 °C no verão. Neste caso, a temperatura dentro da câmera pode chegar a 60 °C. As novas câmeras, com zoom potente e resolução máxima de 1080p HDTV, operam numa temperatura de até 75 °C. Esses ambientes de altas temperaturas exigem câmeras de monitoramento que possam suportar calor extremo e condições adversas”, afirma Alexandre Mori, gerente nacional de vendas da Axis. “Especialmente no Nordeste, um dos grandes desafios para projetos de monitoramento urbano é instalar equipamentos confiáveis e resistentes às intempéries, que não exijam manutenção constante ou troca de equipamentos danificados, observa Mori.

Resistentes inclusive a tempestades de areia, as novas câmeras IP compactas e fáceis de instalar atendem ao padrão militar MIL-STD-810G. Os equipamentos também são adequados para uso nos setores de óleo e gás e mineração, além de instalações em oleodutos. Para uma câmera com partes móveis, é fundamental ter uma temperatura de operação alta o suficiente para garantir uma performance confiável, explica Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis para a América do Sul. Uma câmera PTZ que não tenha sido projetada para operar nessas temperaturas teria maior desgaste e menor vida útil, justifica Fukushima.

As novas câmeras AXIS Q60-C podem operar desde 75 °C até -20 °C, e possuem um sistema de controle de clima avançado para lidar rapidamente com mudanças de temperatura e eliminar a condensação. As câmeras, com classificação IP66 e NEMA 4X, são à prova de poeira e água, e não requerem encapsulamento adicional. Os produtos respondem a uma ampla gama de condições ambientais especificadas sob o MIL-STD-810G, incluindo choque de temperatura, radiação solar e areia.

Os modelos consistem na AXIS Q6032-C (com resolução D1 Estendida e zoom óptico de 35x), AXIS Q6034-C (com HDTV 720p e zoom óptico de 18x) e a AXIS Q6035-C (com HSTV 1080p e zoom óptico de 20x). Todas estão em conformidade com o padrão ONVIF e possuem o suporte do software de gerenciamento de vídeo AXIS Camera Station e a maior base de softwares da indústria através do programa Application Development Partner da Axis.

Fonte: Revista Segurança e Cia.

Publicado: 09/03/2012