SMART GRID: INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA VÃO QUADRUPLICAR ATÉ 2016

 

Os investimentos em tecnologias de segurança para smart grids vão quadruplicar em seis anos, revela a ABI Research. Segundo a consultoria, os gastos devem saltar dos US$ 590 milhões em 2010, para mais de US$ 2 bilhões em 2016.

As tecnologias de segurança para smart grids reúnem gestão de identidade e controle de acesso, sistemas contra ameaças, e sistemas de controle industrial. O gato com atualização de transmissões responderá por 54% desses custos. Além de prover proteção contra ataques físicos e virtuais a smart grids, empresas estão gastando significativamente em circuitos de vigilância por câmeras e software, comentou o analista sênior da ABI Research, Josh Flood.

No Brasil, até o fim de novembro, o setor de energia e as empresas detentoras de infraestrutura de telecomunicações apresentam ao governo um projeto de modernização das redes em um esforço que deverá ser casado com a iniciativa, iniciada no ano passado pelo Ministério de Minas e Energia, de elaboração de uma política pública para a implantação do smart grid no Brasil. Nesse projeto, a migração para as redes inteligentes começaria em 2016.

 

Fonte: Convergência Digital


Publicado: 11/11/2011