Portões eletrônicos facilitarão serviço de migração nos aeroportos brasileiros. Tecnologia já é adotada em Portugal.

 

Polícia Federal iniciou na última terça-feira (26/07),) o projeto para adoção dos e-gates, ou portões eletrônicos, em aeroportos brasileiros. O RAPID (sigla para Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente) tem como objetivo agilizar os processos de entrada e saída de passageiros nos aeroportos internacionais. A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação entre a Polícia Federal e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal.

Totalmente automático, o sistema verifica os dados do viajante e permite que o controle de migração tenha mais efetividade.

Segundo Luiz Paulo Barreto, secretário executivo do Ministério da Justiça, o RAPID vai ver se a pessoa tem algum antecedente criminal no exterior, se é foragido internacional ou se o passaporte está válido. O processo é bem simples: primeiro o documento é validado e, logo após, uma fotografia do passageiro é tirada. A foto do chip do passaporte é comparada com a que foi tirada pelo equipamento de segurança e, assim, a identidade do passageiro é confirmada. Não terá a necessidade daquele quase enfrentamento entre viajantes e autoridade migratória do país receptor, completa Barreto.

Por enquanto, os e-gates só servirão para brasileiros e portugueses com passaportes diplomáticos e oficiais que já possuem o chip. O aeroporto de Brasília foi escolhido para os primeiros testes, já que tem poucos voos internacionais e uma maior quantidade de passageiros com esses passaportes.

Até o fim do ano, todos os brasileiros que já tiverem o novo passaporte com chip poderão passar pelos e-gates, segundo previsão da PF. Barreto diz que o Governo pretende colocar o projeto em prática nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. Os portões já são usados em Portugal, Inglaterra e Austrália.

 

Fonte: Olhar Digital

Fonte da Notícia: http://www.revistasegurancaecia.com.br/novo/index.asp?pg=revista_detalhes.asp&id=1819 Publicado: 29/07/2011