Investir em segurança online nunca foi tão importante.

 

Uma nova onda de invasão automatizada de contas bancárias online pode ter resultado no roubo de US$ 78 milhões no último ano. As contas pertenciam a clientes de bancos da Europa, América Latina e Estados Unidos, de acordo com pesquisadores que estudaram as atividades de grupos cracker.

Segundo a Reuters, duas famílias de softwares de hacking existentes, conhecidas como Zeus e SpyEye, se abrigam nos computadores de clientes de 60 bancos. Embora as versões anteriores já fossem eficazes na captura de informações de login, as mais recentes automatizaram a subsequente transferência de fundos para contas controladas por cúmplices.

Ataques automatizados foram divulgados esta semana pelas companhias de antivírus McAfee e Guardian Analytics, que expandiram as pesquisas realizadas pela empresa de segurança japonesa Trend Micro na semana passada. De acordo com as empresas, o software é sofisticado o bastante para derrotar o método de chip e senha ou outros sistemas de autenticação de duplo fator. Além disso, o programa evita transferir todo o saldo de uma conta de uma única vez para não despertar suspeitas.

A Trend Micro anunciou ter identificado o software em operação na Alemanha, Reino Unido e Itália. Já a Guardian e a McAfee afirmam que a tecnologia, ainda emergente, já está em uso por importantes quadrilhas de hackers na Colômbia, Holanda e EUA.

 

Fonte: Olhar Digital

Publicado: 29/06/2012